Para alcançar novos clientes e aumentar as inscrições em seus cursos de graduação, a Uninassau lançou sua primeira campanha de conversão no Pinterest, explorando recursos como lookalikes e retargeting. Os resultados foram tão expressivos que o Pinterest passou na frente dos outros players de mídia e ficou em primeiro lugar na geração de leads.
Compartilhando conhecimento
Pessoas de todas as idades estão planejando voltar aos estudos ou fazer sua primeira faculdade nesse momento — e muitas delas estão buscando inspiração e fazendo planos no ambiente positivo que só o Pinterest oferece. A Uninassau, instituição privada de ensino superior que está presente em várias regiões do Brasil, tinha o objetivo de divulgar seus cursos de graduação presenciais a novos alunos e aumentar as inscrições. De olho nas conversões, a marca decidiu que era hora de testar uma nova plataforma.
CPL 55% mais baixo em comparação aos outros players de mídia1
Primeiros da classe
Para explorar os recursos do Pinterest pela primeira vez, a Uninassau criou uma campanha de conversão always-on com foco no público 18+ dos estados e cidades em que está presente. Além da segmentação por interesses — focada em educação, carreira e universidade, por exemplo —, a marca lançou mão dos recursos de lookalikes, usando os dados de alunos matriculados nos últimos seis meses, e retargeting, através do qual impactou pessoas que tinham visitado seu site nos últimos 180 dias.
A criação dos Pins estáticos seguiu as práticas recomendadas do Pinterest, e os criativos mostraram a mensagem e a marca de forma clara, comunicando também uma promoção relacionada às notas do Enem, além de fotos que celebram a diversidade.
O call-to-action foi um aprendizado à parte: durante a veiculação da campanha, a Uninassau percebeu que os criativos com botões que convidam à ação geraram mais inscrições.
“
As pessoas que usam o Pinterest são planejadoras e estão em um momento positivo quando navegam na plataforma. Queríamos nossa marca inserida nesse contexto.”
Bruno Burgos, Diretor de Marketing do Grupo Ser Educacional
Nota 10 no CPL
Não demorou para o Pinterest ganhar destaque, ultrapassando os outros players de mídia com que a Uninassau costuma trabalhar. Em relação às outras plataformas, houve aumento de leads com um CPL 55% mais baixo — ou seja: a marca gastou menos da metade do que gastaria em outras plataformas.
Os aprendizados que a plataforma oferece também inspiraram a marca a pensar em campanhas futuras e em ampliar o uso da plataforma.
Algumas dicas que potencializam seus resultados no Pinterest:
01
Explore recursos como lookalikes e retargeting para ampliar sua audiência de forma fácil e precisa.
02
Inclua call-to-action nos criativos e inspire as pessoas a colocarem sua ideia em prática.